• |
  • (11) 3078-0065

O QUE É MERCADO LIVRE DE ENERGIA ELÉTRICA?

É um ambiente de livre concorrência e de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar voluntariamente e de forma segura todas as condições comerciais, tais como: fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras.
Além disso, é uma alternativa para consumidores que buscam reduções no custo com a energia elétrica, que, de modo geral, podem chegar até 30%.

SUSTENTABILIDADE

SUSTENTABILIDADE

O consumidor livre pode adquirir energia de fonte renovável, isso contribui para combater a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

REDUÇÃO DE CUSTOS

REDUÇÃO DE CUSTOS

Preços competitivos e negociados diretamente com o fornecedor que podem entregar uma economia superior a 30%, em razão da tarifa única de energia, subsídios na tarifa de distribuição atrelados a fonte e isenção de bandeiras tarifárias.

PREVISIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA

PREVISIBILIDADE ORÇAMENTÁRIA

Como o consumidor faz a negociação da sua energia com antecedência no Mercado Livre, é possível uma previsão de orçamento mais clara, assim não fica sujeito às variações e adversidades de um consumidor no Mercado Cativo.

PODER DE ESCOLHA

PODER DE ESCOLHA

O consumidor tem livre escolha do seu fornecedor, o que ajuda a garantir uma performance otimizada e maior rentabilidade para a sua empresa.

MERCADO LIVRE DE ENERGIA EM NÚMEROS

EM TEMPO REAL

0 %

De toda a energia consumida no país é do Mercado Livre

Fonte: Abraceel

0 %

De toda a energia negociada no país é no Mercado Livre

Fonte: Abraceel

0

Unidades Consumidoras em todo país que estão no Mercado Livre

Fonte: CCEE

0 %

Da geração de energia de fontes renováveis é realizada para atender o Mercado livre

Fonte: Abraceel

0 %

Do consumo de energia industrial está no Mercado Livre

Fonte: Abraceel

REPRESENTATIVIDADE DO MERCADO LIVRE

EM % DE CADA ESTADO

PERGUNTAS FREQUENTES

QUEM PODE ENTRAR NO MERCADO LIVRE?

Consumidores com demanda contratada junto a sua distribuidora local igual ou superior a 500 kW.
Consumidores do mesmo grupo econômico com a mesma raiz de CNPJ cuja a soma de suas demandas contratadas totalizem o mínimo de 500 kW, podem migrar por comunhão de direito. Por exemplo: lojas de supermercados, agências bancárias, pequenos varejistas, entre outros.
Consumidores em área contígua, onde a soma de suas demandas contratadas totalizem o mínimo de 500 KW, podem migrar por comunhão de fato.

É POSSÍVEL FICAR SEM ENERGIA NO MERCADO LIVRE?

O risco é o mesmo do mercado regulado, pois a empresa ainda será abastecida pela distribuidora local, o mercado livre é virtual e não físico. A falta de energia pode ocorrer em virtude de problemas técnicos junto à distribuidora ou em casos de inadimplência financeira por parte do consumidor.

A DISTRIBUIDORA PODE PARAR DE ME FORNECER ENERGIA POR SAIR DO MERCADO CATIVO?

Não, por determinação legal da Aneel, a distribuidora local continua sendo a única responsável por garantir a entrega física da energia para todos os consumidores, independente de estar no mercado regulado ou no mercado livre, é um direito de todos.

QUERO MIGRAR PARA O MERCADO LIVRE, COMO FAÇO?

É super fácil! Nos envie sua fatura de energia através do nosso e-mail: comercial@trinityenergia.com.br. Faremos uma análise de viabilidade sem custo e te informaremos os próximos passos.