I-REC

O que é a Certificação I-REC

Os Certificados de Energia Renovável (RECs) permitem a rastreabilidade do consumo de energia e garantem que ele seja proveniente de fontes renováveis, tanto de consumidores cativos quanto livres.

O International REC Standard, chamado comumente de I-REC, é um sistema global que possibilita a emissão, transferência e comercialização destes certificados.

O Instituo TOTUM é o órgão emissor local brasileiro e representante desse sistema, tendo como responsabilidades:

  • Emitir e registar os certificados;
  • Supervisionar e auditar os empreendimentos de gerações de energia renovável, de acordo com as normas internacionais.

Vantagens na Aquisição

A preocupação ambiental tem se tornado uma prioridade para a sociedade. Cientes de que nossas ações interferem no meio ambiente, na qualidade de nossas vidas e das futuras gerações, a busca pelo mínimo impacto no processo produtivo é meta de todas as empresas cujo crescimento se pauta em sustentabilidade.

emissoes_co2

Eliminar Emissões de CO₂

energia-renovavel

Rastreabilidade da Energia Renovável

ods

Cumprimento de Metas Globais da ONU (ODS)

esg

Formação da Cultura ESG

logos-irec-ibjetivos
IREC_logo
selo-objetivos-sustentavel

Linha do Tempo do Programa Brasileiro de  RECs no Mercado

Lançamento
Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável (RECs)
2014
Adesão ao Programa
Primeiros Empreendimentos de Geração Solar
2016
ABRACEEL
Passa a fazer parte do Programa de RECs
2018
Crescimento do Programa
Com mais de 2,5 milhões de Certificados Emitidos
2020
2013
Adesão ao Programa
Primeiros Empreendimentos de Geração Eólica e Hidráulica
2015
O Programa Brasileiro
Passa a adotar as normas internacionais do I-REC Standard
2018
Abiogás
Passa a fazer parte do Programa de RECs e Adesão dos Primeiros Empreendimentos de Geração de Biomassa
2019
O Programa
Atingiu a marca de R$ 4 milhões de I-RECs emitidos e 140 Empreendimentos Cadastrados, Confirmando o Crescimento Exponencial

Como Garantir a Rastreabilidade das Fontes Limpas

Toda energia produzida, proveniente de fontes renováveis ou não, é injetada no Sistema Interligado Nacional, chamado de Grid, e transmitida dos geradores aos consumidores pelo extenso território nacional, o que impossibilita a rastreabilidade da energia física consumida. Através do sistema I-REC é possível adquirir os Certificados de Energia Renovável que certificam a energia injetada na rede dos empreendimentos emissores e atestam que a energia consumida seja proveniente de fontes renováveis.

Atualmente, existem 5 tipos de RECs: Solar, Eólica, PCH, Biomassa e Biogás.

Como Funciona a Aquisição

A Trinity Energia é uma comercializadora habilitada para realizar a transação de RECs, e apta efetuar a operação para demais consumidores.

Formas de  Aquisição

à contratação de energia

à contratação de energia

Uma vez que os I-RECs são alocados para um consumidor, ele se torna indisponível no estoque. Este processo é chamado de Aposentadoria dos Certificados.

O certificado possui um QR Code com todas as informações pertinentes do empreendimento, como período da geração, volume, tipo de fontes e demais características de sustentabilidade.

Perguntas Frequentes

Qualquer consumidor de energia elétrica do país, independentemente de estar no ambiente de contratação livre ou regulado.

Não há limites para a compra de RECs. Cada REC representa 1 MWh, eles são vendidos em número inteiro e não devem ser fracionados.

É o processo de alocação dos I-RECs a um consumidor de energia. Através do sistema de Blockchain da plataforma uma vez que o certificado é aposentado ele se torna indisponível e garante sua exclusividade e a legitimidade.

Sim, a fonte de energia e a usina geradora poderá ser escolhida no momento da negociação dos RECs. Para agregar ainda mais valor ao certificado, é possível também escolher um empreendimento que possua investimentos em iniciativas de sustentabilidade ligadas aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável da ONU.