GD supera 11 GW de capacidade instalada no Brasil

A geração distribuída ultrapassou a marca de 11 GW nesta segunda-feira, 30 de maio. O marco foi divulgado pela Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). Nos últimos cinco meses, o setor acrescentou pouco mais de 2,5 GW de potência instalada em sistemas de energia solar fotovoltaica, PCHs, eólica entre outras fontes renováveis.

“O ritmo de crescimento da geração distribuída deve se acentuar no segundo semestre. A evolução das notícias sobre preços altos da conta de luz e o fim do período para gratuidade sobre a Tusd tarifa de uso do sistema de distribuição são os fatores que, na avaliação da ABGD, terão impacto positivo na busca por novos projetos”, explica Guilherme Chrispim, presidente da entidade que atua em favor da geração própria de energia no Brasil.

De acordo com o marco legal da geração distribuída os sistemas com parecer de acesso aprovado até 6 de janeiro de 2023, ficarão livres do pagamento da Tusd até 2045.

“Mas é importante deixar claro que os sistemas de geração distribuída continuarão sendo um ótimo investimento a partir de 2023. Gerar a própria energia, no Brasil e no mundo, é um expediente que fará cada vez mais sentido”, conclui Chrispim.

Fonte: https://megawhat.energy/noticias/geracao-distribuida/146605/gd-supera-11-gw-de-capacidade-instalada-no-brasil