Abertura do mercado livre vai ajudar país a desenvolver ativos verdes, diz deputado

A abertura do mercado livre de energia, proposta pelo Projeto de Lei 414, atualmente parado na Câmara, vai ajudar o país a desenvolver mais ativos “verdes”, produzidos a partir de energias renováveis, disse o deputado Danilo Forte (União-CE), ao participar de evento promovido pela empresa 2W Energia nessa segunda-feira, 25 de abril, em São Paulo.

De acordo com o deputado, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Energias Renováveis, há um um grande desafio no que diz respeito à liberalização do mercado. Segundo ele, o PL 414 vai proporcionar maior protagonismo a todos os agentes do setor, contribuindo inclusive com a redução de preços de energia e desenvolvimento de produtos como aço e cimento “verdes”.

“O Brasil, por sua condição geográfica, tem uma oportunidade ímpar para contribuir com isso. Não tenho dúvida de que a energia é o fator indutor do desenvolvimento econômico”, afirmou o deputado.

O presidente da Associação Brasileira de Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel), Rodrigo Ferreira, destacou ainda que o mercado livre tem sido o principal caminho de expansão da matriz por meio de fontes renováveis. “Esperamos que a Câmara dê continuidade ao 414, que ele volte ao Senado e possa ir à sanção presidencial ainda no primeiro semestre de 2022”, disse Ferreira.

Fonte: https://megawhat.energy/noticias/mercado-livre/146179/abertura-do-mercado-livre-vai-ajudar-pais-desenvolver-ativos-verdes-diz-deputado