Por que migrar para o Mercado Livre de Energia hoje?

Primeiramente eu gostaria de fazer uma breve explicação sobre “O que é o Mercado Livre de Energia Elétrica?”, para quem ainda não conhece, é um ambiente livre de concorrência e de negociação de energia elétrica em que os participantes podem escolher o seu fornecedor, negociar livremente e de forma segura todas as suas condições comerciais, além disso, é uma alternativa para empresas que buscam reduções no custo com a energia elétrica, que, de modo geral, podem chegar até 30%.

Tal vantagem em ingressar nesse ambiente livre, são os benefícios atrelados a ele, que de uma forma geral são:

  • Sustentabilidade: O consumidor livre pode adquirir energia de fonte renovável, isso contribui para combater a emissão de gases poluentes no meio ambiente;
  • Redução de custos: Preços competitivos e negociados diretamente com o fornecedor que podem entregar uma economia superior a 30%, em razão da tarifa única de energia, subsídios na tarifa de distribuição atrelados a fonte e isenção de bandeiras tarifárias;
  • Previsibilidade Orçamentária: Como o consumidor faz a negociação da sua energia com antecedência no Mercado Livre, é possível uma previsão de orçamento mais clara, assim não fica sujeito às variações e adversidades de um consumidor no Mercado Cativo;
  • Poder de escolha: o consumidor tem livre escolha sobre o seu fornecedor;

Atualmente mais de 80% do consumo Industrial do Brasil já está no mercado livre, o que representa aproximadamente 7700 empresas separadas entre consumidores livres (possuem acima de 2000kw de demanda contratada) e especiais (possuem demanda contratada entre 500kw e 2000kw).

O mercado livre também representa hoje 32% de todo o consumo de energia elétrica do nosso país. E esse percentual deve aumentar nos próximos meses…

No ano de 2016 as migrações para o mercado livre aumentaram 25 vezes em relação ao ano anterior, foi um período de “boom das migrações”, na ocasião mais de 2300 empresas migraram para o mercado livre e um dos principais fatores que impactaram nessa mudança dos consumidores cativos para o mercado livre foi o fato das tarifas do mercado regulado terem sofrido um grande aumento nessa época e o mercado livre teve o efeito contrário, uma queda expressiva nos preços. Devido a essa alta nas tarifas do mercado cativo, as empresas precisaram buscar alternativas para reduzir o seu custo com energia elétrica, que para a maioria delas representa o seu terceiro maior custo, perdendo somente para os custos envolvidos com folha de pagamento e matéria prima.

Acreditamos que estamos vivendo agora uma nova onda do que foi o ano de 2016, um novo “boom de migração” devido a queda expressiva nos preços do mercado livre de energia elétrica causado pela

redução de consumo de energia elétrica no país. Como a Energia Elétrica é um insumo primordial para as atividades das empresas e tem um custo muito elevado no seu orçamento, as empresas vem intensificando ações de reduções de custo para garantir a saúde financeira de suas empresas diante dos impactos causados pela pandemia.

De acordo com boletim referente ao mês de maio de 2020 divulgado pela Abraceel – Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, a tarifa média atual de energia aplicada para os consumidores cativos junto as distribuidoras do Brasil é R$ 319,00/MWh, já no mercado livre essa tarifa média é de R$ 158,00/MWh.

Em estudos recentes de viabilidade financeira para migração ao mercado livre realizados pela equipe comercial da Trinity Energia, identificou-se que na maioria das empresas a redução projetada com os custos de energia elétrica para o período de 2021 em diante chega a ser superior a 30% por mês. A média de redução do mercado em 2019 era em torno de 23%.

A pandemia gerou impactos econômicos em todo o mundo. Com as incertezas em mente, a gestão de caixa em empresas precisa ser ainda mais cuidadosa. E uma das maiores considerações neste momento é sobre a redução de gastos. A Energia Elétrica é um item essencial e com custo muito representativo dentro do orçamento das empresas, por isso o mercado livre se torna uma alternativa viável e segura para a redução desse insumo tão importante e necessário para as empresas.

Quer saber mais? Fale com a Trinity através do e-mail: comercial@trinityenergia.com.br

Artigo redigido por: Adriana Bonfim Luz