Boa notícia: conta de luz dos cariocas vai ficar 20% mais barata em abril

A bandeira ficará verde para todos os consumidores residenciais a partir do dia 16.

A partir do dia 16 de abril, os cariocas terão 20% de redução na tarifa de energia elétrica e a bandeira passará a ser verde para os consumidores residenciais. A antecipação do fim da bandeira vermelha – que significa escassez hídrica e baixos índices de água nos reservatórios do país – foi anunciada na última quarta (6) pelo Governo Federal.

Caso os índices atuais de chuva se mantenham, a expectativa do governo é que os reservatórios continuem cheios, contribuindo para a manutenção da bandeira verde até o fim de 2022. Está é uma virada relevante para o país, que enfrentou em 2021 a sua pior seca já registrada. Segundo os relatórios oficiais, o reservatório da usina de Furnas finalizou março acima de 80% do volume útil. Já a operação da hidrovia Tietê–Paraná, parada por setes meses, foi reestabilizada.

De acordo com João Sanches, fundador da comercializadora de energia elétrica Trinity Energia e atuante há dez anos no mercado, a bandeira demorou um pouco para voltar a ficar verde. “Isto porque, no momento, temos o preço de liquidação de diferença no piso e térmicas com custo variável unitário alto, gerando esse custo que incide diretamente no bolso do consumidor”, afirma.

Mas Sanches ressalta a melhora da situação dos reservatórios após as últimas chuvas para a mudança da bandeira. “Nesse momento temos reservatórios com níveis bem confortáveis. Em relação ao Rio de Janeiro, o estado que tem uma das tarifas mais altas do país, ainda está sendo maior por conta das bandeiras que felizmente acabaram nesse momento, por conta das chuvas que vieram”, complementa o CEO.

Fonte: https://vejario.abril.com.br/cidade/conta-luz-mais-barata-abril/