Abril terá comportamento de período úmido, avalia Climatempo

Perspectiva é de que primeira quinzena favoreça a entrada de frentes frias e chuvas mais intensas na região Sul do país, região que ainda apresenta o menor nível de armazenamento em todo o SIN.

O mês de abril é conhecido como uma época de transição do período úmido, que começa normalmente a partir do final de outubro a início de novembro, para o seco. Nessa época pode apresentar comportamento com qualquer uma das duas características. E na avaliação da Climatempo, a perspectiva de 2022 é que seja um mês mais úmido, apesar de começarmos a ver eventos mais relacionados ao seco, de menor volume de vazões.

“Nossa expectativa é de vermos um comportamento mais úmido na primeira metade do mês, mas com fenômenos de características de período seco. Ainda verificaremos a convergência de umidade do Norte do país impactando o médio Paraná”, avaliou o meteorologista Filipe Pungirum.

Segundo ele, a previsão revelada pelo ONS no PMO da semana passada para o Norte e Sul – mais otimista – e no submercado Sudeste/Centro Oeste estão de acordo. Contudo, a previsão no Nordeste de 43% está ligada mais à natureza da previsão, ou seja, é feita de metodologia diferente do que é aplicado ao restante do SIN.

Por isso, afirmou que esse volume apresentado é mais pessimista do que a Climatempo acredita, pois é resultado da metodologia da previsão. “Deve ter queda sim em volumes de chuvas, isso ocorre normalmente, mas 43% da MLT é pessimista demais, consideramos que deverá ser verificado um nível mais elevado”, acrescentou.

Com relação ao Sul os 97% estimados inicialmente pelo ONS realmente deverá ser visto. Há fatores macro climáticos que deverão levar à entrada de mais frentes frias àquela região. Ele citou o aquecimento do Pacifico Central Leste contribuindo e, em paralelo, o resfriamento no sul da América do Sul associado ao aquecimento no Sudeste. “Esse é o cenário que favorece o avanço das frentes frias, levando instabilidade ao sul. As chuvas devem ficar mais intensas e frequentes naqueles estados”, apontou.

O meteorologista Filipe Pungirum, participou do CanalEnergia Live que toda quarta-feira traz a Coluna Climatempo. Todos os episódios passados estão disponíveis em nosso canal do You Tube, TV CanalEnergia. Aproveite e se não é nosso seguidor, inscreva-se e ative as notificações para ficar sempre atualizado com nossas novidades.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53206854/abril-tera-comportamento-de-periodo-umido-avalia-climatemp