Abradee apresenta propostas para a modernização do setor

Estudo da entidade tem como base três pilares considerados centrais nesse processo.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica apresentou ao Ministério de Minas e Energia um estudo com propostas para a modernização do setor. Esse trabalho foi realizado nos últimos meses pela entidade juntamente com as consultorias PSR, Sigla Sul e i4 Economic Regulation. Segundo a associação, a iniciativa pretende apontar os direcionamentos regulatórios e de mercado do setor.

A reunião que marcou essa entrega dos resultados deste trabalho ocorreu nesta quarta-feira, 23 de fevereiro. Além do presidente da Abradee, Marcos Madureira e do diretor de Regulação, Ricardo Brandão, estavam presentes pelo MME, o secretário de Energia Elétrica Christiano Vieira, e demais membros da pasta.

O estudo de modernização, descreve a Abradee, envolve três pilares centrais do processo de modernização do setor elétrico brasileiro. O primeiro é a abertura do mercado livre, tratando da gestão dos contratos legados. O segundo versa sobre a separação de fio e energia, com a distinção entre as atividades de distribuição e comercialização regulada. Já o terceiro é sobre a inserção dos Recursos Energéticos Distribuídos, tratando de aspectos além da ampliação da GD.

De acordo com a entidade, nos próximos dias, ela anunciará o evento de lançamento com mais detalhes desse projeto. A Abradee defende que a modernização do setor elétrico é urgente e inevitável, não apenas para garantir sua sustentabilidade, mas abrir caminho para a inovação e maior eficiência, atraindo mais investimentos ao país em benefício dos consumidores.

Fonte: https://www.canalenergia.com.br/noticias/53203489/abradee-apresenta-propostas-para-a-modernizacao-do-setor