Pior seca no Brasil em 91 anos acende alerta: existe o risco de um novo apagão?

O governo federal anunciou, nesta semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício.

O governo federal anunciou, nesta semana, um novo aumento nas contas de luz e pediu ajuda da população para combater o desperdício. A crise hídrica que atinge parte do Brasil, resultado da maior seca em 91 anos, tem reflexo no dia a dia de todos nós e levanta uma série de questões.

Qual é a situação das hidrelétricas? Qual o impacto na economia? E, 20 anos depois da crise do apagão, será que a gente vai ter de racionar energia novamente?

“Essa crise atual vem sendo veiculada já desde o final do ano passado. Mas se você olhar com cuidado, você vai ver que de 2019 para cá, todos foram anos com chuvas abaixo do normal”, explica o climatologista e professor de ciências atmosféricas da USP, Pedro Leite da Silva Dias.

No fim de maio, o Operador Nacional do Sistema disparou o alerta: oito grandes hidrelétricas da região Sudeste devem chegar a novembro perto do colapso. Assista à reportagem no vídeo acima.

Fonte: Pior seca no Brasil em 91 anos acende alerta: existe o risco de um novo apagão? | globo.com